segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Questões fechamento bimestre...

1. Qual a diferença entre linguagem natural e artificial, com base na organização do conhecimento?


      A linguagem natural é aquela adotada no discurso comum e também pelo autor de uma obra, sem preocupação com a recuperação da mesma em um sistema de busca. Já a linguagem controlada ou artificial é aquela que busca traduzir a linguagem natural, rica em polissemia, para um vocabulário controlado, ou seja, que traduza as palavras-chave em descritores autorizados para comporem a base de dados do sistema de recuperação da informação, a fim de guiar os usuários do mesmo a realizarem buscas com base em palavras adotadas pelo sistema, evitando assim, a recuperação nula ou irrelevante para os usuários.


2.  Quais as etapas da indexação com base no texto?

      São quatro as etapas da indexação, as três primeiras são feitas quase que simultaneamente; a análise de assunto do texto, a expressão do conteúdo do assunto nas palavras dos indexadores (linguagem natural), a tradução para um vocabulário de indexação e a quarta é feita após as três anteriores, a expressão do assunto em termos do índice.


3. De acordo com o texto qual o conceito de indexação?

          É um processo documentário que consiste na extração de termos quem uma obra com o objetivo de fazer referência a este documento para uma posterior recuperação da informação.


3. Explique os conceitos de consistência e relevância, de acordo com o texto.

          A consistência é o grau de concordância de termos na representação da informação, entre dois ou mais indexadores, entre o usuário e o sistema de informação e ainda entre o mesmo indexador em momentos distintos. Já que quando a análise do texto é feita por um ou outro indivíduo, pode haver inconsistência na concordância entre os termos mais adequados.
          A relevância é o conceito que define se a indexação foi feita de forma correta, pois, a relevância vai indicar se as duas ações (de indexar, pelo indexador e de recuperar a informação, pelo usuário) estão organizadas de forma satisfatórias para ambas as partes. 


4. O que pode colocar em risco a coerência na indexação?

            Alguns fatores podem colocar em risco a coerência na indexação, dentre eles podemos citar: o grau de cultura e de conhecimento de quem está indexando a obra; o desconhecimento por parte do indexador da linguagem adotada pelo usuário; o grau de concordância de termos na representação da informação (inconsistência) entre os indexadores e a escolha do vocabulário controlado a ser adotado pela biblioteca, uma vez que o mesmo deve corresponder às necessidades da instituição sendo o mais próximo possível da linguagem do usuário. dentre outros fatores. E todos estes fatores são atravessados pela subjetividade da linguagem  que usamos para  nos comunicarmos. 


5. Conceitua, com suas palavras e com base no texto, a expressão análise de assunto.
      
              Análise  de assunto  é o processo realizado através da leitura técnica de uma obra, a fim de identificar de que assuntos a mesma trata, para posterior tratamento e recuperação da informação pelos usuários de um sistema de busca.



6. Em que momento é possível identificar que a análise de assunto foi satisfatória?

               Quando o usuário recupera itens que satisfaçam suas necessidades informacionais, com base nos termos eleitos por ele no momento da busca no sistema de recuperação da informação.


7. Com base no texto, o que  significa atinência? 

          É um conceito que se destaca na literatura sobre análise de assunto, e pode-se observar que comumente os dois termos são vistos com o mesmo significado. No entanto, a atinência significa sobre o que trata a obra, qual a temática da mesma. É um momento específico da análise de assunto, a qual é mais ampla e envolve também a leitura técnica.


8. Qual a diferença entre atinência intensional e extensional?

               Atinência intrínseca ou extensional trata sobre o assunto referido pelo documento e a extrínseca ou intensional se refere ao motivo, o propósito pelo qual a obra foi adquirida pela instituição ou requerida pelo usuário. 


9. Quais os conceitos e aspectos que envolvem o tratamento da informação?

             O tratamento da informação pode ser definido como a expressão que engloba todas as disciplinas técnicas, métodos e processos relativos à descrição física e a descrição temática dos documentos e os instrumentos a serem utilizados nessas descrições, à Concepção/implantação de estruturas físicas ou bases de dados destinadas ao armazenamento dos documentos. Compreende os processos de classificação, catalogação, indexação e suas atividades derivadas: os metadados e as ontologias. O tratamento da informação tem como especialidade o tratamento descritivo (representação descritiva com base na forma do documento: título, autor, ano, editora, local de publicação) e o tratamento temático (representação temática, ou seja, identificação dos assuntos de que trata a obra, os quais podem ser representados por notação numérica - sistemas de classificação para ordenar livros nas estantes e por notação verbal - indexação, assuntos que representam o conteúdo da obra). Ambos processos objetivam a recuperação da informação pelos usuários.


10. Explique os processos, os instrumentos, e produtos do tratamento da informação.

         Processos: Descrição Temática, que identifica os assuntos ou assunto que o documento trata e Descrição Física, a qual identifica aspectos quanto à forma do suporte físico onde o conteúdo está armazenado
      Instrumentos:  Tratamento descritivo: Cria regras para serem seguidas na descrição do documento, constituindo assim a identificação do documento. (Os códigos de catalogação e os formatos de metadados).
Tratamento temático: Padroniza termos para representar um assunto identificado no documento, para utilização da unidade de informação (as linguagens de indexação).
      Produtos: registros bibliográficos/catalográficos, resumos, metadados, pontos de acesso de catálogos/bibliografias e arranjo sistemático de coleções de documento.


11. O que é leitura documentária?
12. Qual a diferença entre leitura para lazer e leitura técnica ou documentária?
13. Qual a diferença entre sumário e índice?

Estas três questões não coloquei as respostas porque estou aguardando as mesmas por e-mail até sexta-feira dia 23.08.2013.

Bons estudos!
Nossa prova será dia 30 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário