quarta-feira, 29 de maio de 2013

Trabalho 1 e dicas de como fazer uma resenha

Entrega: 7 de junho de 2013
Avaliação da tarefa: 1,5 pontos (individual).
Critérios adotados na avaliação: entrega no dia solicitado, coerência e coesão na escrita,  poder de síntese dos principais temas abordados, análise crítica do texto.
A aula do dia 31 de maio que não teremos encontro deve servir para que vocês leiam o texto e desenvolvam o trabalho.
Na aula do dia 7 de junho iremos proceder à discussão do artigo indicado para realização da resenha do artigo:
BRASCHER, M.; CAFÉ, L. (Org.) Organização da informação ou organização do conhecimento? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 9., 2008. Anais... São Paulo: ANCIB, 2008. Disponível em: http://www.ancib.org.br/media/dissertacao/1835.pdf Acesso em: 20 maio 2013.

Como realizar uma resenha: Uma resenha é um resumo crítico de algum objeto de consumo cultural. Pode se fazer a resenha de um livro, de um filme, de uma peça teatral, etc.
Neste caso, vocês farão a resenha do artigo científico indicado.
A diferença entre uma resenha e um resumo é que, enquanto o resumo aborda apenas a visão do autor sobre os aspectos que a obra apresenta, uma resenha abordará, além da visão do autor, um contraponto entre o que o autor aborda na obra e a perspectiva do resenhista sobre a mesma, bem como pode inserir também o que a área menciona sobre a temática da obra. O autor da resenha deve inserir seus comentários, questionamentos, posições e impressões sobre a obra resenhada.

Para auxiliar no desenvolvimento do trabalho, indico o seguinte material para consulta:
PUCRS. Como elaborar uma resenha. Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php Acesso em: 20 maio 2013.

PESSOA, J. M.; NAHMIAS, M.; BRASIL, M. Diretrizes básicas para a elaboração de uma resenha. Belém, PA, 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/6689720/Modelo-de-Resenhhttp://pt.scribd.com/doc/6689720/Modelo-de-Resenha Acesso em: 20 maio 2013.

Bom trabalho! Venham para a aula preparados para comentar sobre o seu trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário